Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU contribuem para dar intencionalidade à Escola para o Futuro?
As escolas que estão desconectadas aos principais debates da atualidade perderão o sentido.
Um currículo escolar desconectado com as principais questões da atualidade desmotiva o Estudante no século XXI. Quando ele, passivamente, assiste aulas e dedica várias horas para compreender temas que nunca serão aplicados em sua vida real, ou que nunca serão usados como repertório na resolução de problemas reais, a Escola perde seu sentido.
As Nações Unidas em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, lançaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que refletem os maiores desafios da atualidade, onde todos os países membros, inclusive o Brasil, se comprometeram em transformar essas metas em realidade.
Sendo a Escola um ambiente que deveria estimular a inovação para alcançar esses objetivos, temos a triste constatação que a maioria das escolas criam apresentações isoladas no final do ano, quando os estudantes simulam países numa conferência da ONU, debatendo superficialmente essas questões, mas que se limita numa encenação teatral.
A Escola para o Futuro, além de debater os ODS, promove a inovação e viabiliza soluções práticas, criando ferramentas e currículos que realize a intervenção dos Estudantes no ambiente que eles estão inseridos, transformando-os em co-autores do planeta. O mundo vive problemas que nunca tinha visto e não há lugar mais favorável para construção de soluções do que a Escola.
É assim que a Escola terá relevância social.
Você quer acessar ou desenvolver um Currículo Escolar baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?
Vem para Arca Inovações!
Nós já fazemos assim!